Como controlar a ansiedade durante a gravidez

Como controlar a ansiedade durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher fica com os hormônios à flor da pele. A ansiedade aumenta também não só por isso, mas por quererem conhecer o rostinho do bebê o quanto antes. Pra você que está grávida e está ansiosa, confira agora algumas dicas de como controlá-la durante esse período.

Respiração: é aí onde o controle da ansiedade começa. Respirar fundo, inalando o ar pelo nariz e exalando pela boca é fundamental para acalmar o coração e os pensamentos. Em momentos em que a ansiedade ataca forte, tente esquecer de tudo e focar apenas na sua respiração.

Distração: quando a ansiedade bate forte, tudo que a gente mais quer é que passe logo. Focar a sua atenção nela pode apenas aumentar os sintomas ou até intensificá-los. Por isso, tente focar em outras coisas. Faça algo que goste, converse com alguém próximo ou escute uma música por exemplo. Seja o que for, o importante é se distrair naquele momento.

Cuide-se: durante a gravidez, o cuidado tem que ser redobrado, afinal, são duas vidas habitando em um mesmo corpo durante nove meses. Para afastar a ansiedade, é importante cuidar não só do corpo, mas também da mente. Nessa fase tão importante da vida da mulher, os medos e inseguranças podem aparecer, por isso, é importante que as mamães se expressem e conversem com o cônjuge, algum membro da família, amigo ou psicólogo.

Sono: ter noites bem dormidas é outro ponto que influencia tanto na saúde física, quanto na saúde mental de qualquer pessoa. Durante a gestação, as mamães precisam ter o sono regulado. Assim, ao acordar, elas estarão mais relaxadas e tranquilas, o que diminui as chances de terem crises ou episódios de ansiedade.

Prepare-se para a chegada do bebê: esse com certeza é um dos motivos que mais causa ansiedade nas mamães. Ver o rostinho, poder cuidar e acompanhar com todo amor do mundo a vida dos seus bebês é algo que todas mãe mais deseja. Mas estar ciente de que tudo tem um tempo para acontecer é algo que deve ser trabalhado em cada uma. Por isso, para evitar a ansiedade por esse motivo, vá preparando aos poucos o quartinho, enxoval e a recepção que o seu filho terá. Dessa forma, a atenção ficará voltada para outros quesitos, dando menos espaço para a ansiedade aparecer.

Esperamos que nossas dicas de hoje tenham ajudado. Fiquem ligados nos nossos próximos conteúdos e não esqueçam de seguir as nossas redes sociais para mais dicas diárias sobre saúde.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
NewsletterCadastre-se em nossa newsletter para receber novidades exclusivas.