Fibromialgia: uma doença invisível com desafios reais

Fibromialgia: uma doença invisível com desafios reais

Você sabe o que é fibromialgia?

Não muito falada, mas muito comum principalmente em mulheres na faixa dos 30 a 55 anos, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta em forma de dores intensas no corpo todo, especialmente na musculatura. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira é afetada pela síndrome. Ela é bem comum de acontecer com pessoas da mesma família, podendo ser o fator genético um dos principais motivos para desencadeá-la, porém, é possível também que fatores traumáticos físicos e emocionais possam provocar o surgimento da mesma.

O diagnóstico é clínico e é necessário fazer alguns exames específicos, além da avaliação detalhada do médico para a comprovação. Seus principais sintomas são como já falamos acima, as dores intensas pelo corpo todo, mas podendo ser também fadiga intensa mesmo depois de longos períodos descansados, dor de cabeça frequente, formigamento pelo corpo, problemas de memória, dificuldade de concentração e até sensibilidade ao toque, como abraços ou apertos de mão.

Apesar de não existir ainda uma cura para a síndrome, existe tratamento, que consiste principalmente no alívio das dores com medicamentos específicos como relaxantes musculares, ansiolíticos e analgésicos. É recomendado também juntamente com a medicação, o uso de acupuntura, o acompanhamento de psicoterapia, o auxílio da meditação e a prática de atividades físicas regulares que ajudam na liberação de hormônios que ajudam no alívio dos sintomas.

É considerada uma síndrome silenciosa porque a maioria das pessoas que têm fibromialgia, não sabe que portam-na. Se você sente com frequência algum dos sintomas acima, procure um médico o quanto antes para a avaliação adequada e o início do tratamento.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
NewsletterCadastre-se em nossa newsletter para receber novidades exclusivas.