Enfermagem: Como surgiu essa profissão

Enfermagem: Como surgiu essa profissão

Com a pandemia do Covid 19, com certeza você viu como o trabalho dos enfermeiros é essencial para o sistema de saúde mundial, mas você sabe como surgiu essa profissão? Confira abaixo um pouco dessa história.

Por mais que na época não fosse denominada enfermagem, a profissão surgiu há muito tempo, antes mesmo de Cristo. Com o passar dos séculos e com o desenvolvimento da tecnologia na área da saúde, o nome foi criado e a área desenvolvida.

No período antes de Cristo, ter doenças significava uma punição dos deuses. Os doentes recorriam a sacerdotes e feiticeiros, que exerciam a função, mas não propriamente como é exercida atualmente. Os tratamentos consistiam em afastar os maus espíritos através de crenças religiosas. Em cada civilização, os enfermeiros deviam ter habilidades especiais que iriam de acordo com os conceitos de cada povo. Durante o período de ascensão do cristianismo, a atividade passou a ser exercida por pessoas que decidiam levar uma vida mais santa e caridosa. Até que em meados do século 19, em Londres, Inglaterra, foi fundada a primeira escola de enfermagem, funcionando junto ao hospital St.Thomas. Com a fundação, o curso começou a ser procurado principalmente por moças que passavam por uma seleção criteriosa que unia os quesitos do ponto de vista físico, intelectual, moral e profissional. Daí, vários outros países começaram a fundar escolas semelhantes com o mesmo propósito: formar enfermeiros capacitados e apaixonados pela profissão.

No Brasil a enfermagem passou por três períodos: do período colonial ao fim do século 19, do final do séculos 19 à Segunda Guerra Mundial e do final da Segunda Guerra Mundial até hoje. A primeira fase foi marcada pela chegada dos europeus à América, em que com eles, várias doenças chegaram junto, fazendo da profissão ser exercida principalmente pelos padres jesuítas. Na segunda fase, que foi marcada pelo êxodo rural, ou seja, a ida dos camponeses para as cidades, o crescimento urbano também marcou pelo aumento de doenças, portanto, a população necessitava de mais assistência do cargo que ganhou força principalmente nos hospitais militares. Foi nesse período que as primeiras escolas nacionais de enfermagem foram inauguradas. Na terceira fase deu-se início ao período de desenvolvimento da atividade, em que foram criadas mais escolas de enfermagem, conselhos regionais e locais, associações, sindicatos e entre outras medidas para a profissão

Hoje, ainda em período de pandemia, vemos o quanto a profissão é essencial e o quando deve ser respeitada e apoiada. Por isso, nós da Shopping Prohospital, temos orgulho de ter uma equipe de enfermeiros especializados e extremamente capacitados que auxiliam toda a equipe para a orientação adequada de cada produto vendido em nossas lojas. Deixamos aqui o nosso carinho e respeito a todos profissionais da área!

Gostou do conteúdo de hoje? Fique ligado também nas nossas redes sociais para ver mais dicas, curiosidades e novidades que postamos todos os dias para você ficar em dia com a sua qualidade de vida e saúde.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
NewsletterCadastre-se em nossa newsletter para receber novidades exclusivas.