Saúde mental: estratégias para manter seu bem-estar

Saúde mental: estratégias para manter seu bem-estar

Há mais de um ano fomos surpreendidos por uma pandemia que reinventou grande parte das convenções sociais. O mundo todo foi apresentado a termos como “distanciamento social”, “protocolos sanitários” e “aglomerações”. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking dos países com o maior número de depressivos e ansiosos da América Latina, índices que pioraram bastante durante a pandemia.

Conhecidos pelo quão calorosos podem ser, os brasileiros foram pegos de surpresa e tiveram fortes danos emocionais com o desenrolar da pandemia. As buscas sobre transtornos mentais tiveram um aumento de 98% em 2020. O medo, a insegurança e o isolamento causaram danos à saúde mental daqueles que não sabiam como lidar com tamanha incerteza.

Psiquiatras apontam a solidão gerada pelo isolamento como uma porta de entrada para o desenvolvimento de transtornos psíquicos. Profissionais da área da saúde temem o surgimento de uma nova epidemia, dessa vez relativa à saúde mental. Procurar a ajuda de profissionais qualificados é de suma importância, mas além desses cuidados, algumas atitudes cotidianas podem ajudar na manutenção do seu bem estar.

Quando o desespero bater é importante lembrar que este é apenas um momento, e como tal, é transitório. Não se cobre para estar bem o tempo todo, nem se compare com outras pessoas, cada pessoa tem o seu processo e recebeu a pandemia de uma maneira diferente. É normal se sentir com medo, assustado, inseguro, ou até mesmo ser improdutivo. O que precisamos lembrar aqui é que tudo isso vai passar. A cada dia que passa o fim do isolamento se torna mais próximo da realidade. Até lá, tente encontrar coisas que você ama para que possa ocupar a cabeça.

É importante lembrar que você não está sozinho. Respeite seus sentimentos, entenda a necessidade de vivê-los ao invés de sufocá-los, o autoconhecimento lhe ajudará a lidar melhor com esse momento.

Busque também o equilíbrio no seu cotidiano. Ficar bem informado é importante, mas evite o consumo de notícias em excesso. Ao invés disso, tire um tempo pra você, coma e durma bem, cerque-se (de maneira online) por pessoas que lhe fazem bem e mantenha seus cuidados em dia.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart
NewsletterCadastre-se em nossa newsletter para receber novidades exclusivas.